Jurista e escritor Helio Jaguaribe morre no Rio de Janeiro aos 95 anos

02:15 Geral, Notícias 10/09/2018 - 14h39 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Morreu na noite deste domingo (09) em sua casa no Rio de Janeiro, aos 95 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, o acadêmico, jurista, sociólogo e escritor Hélio Jaguaribe.

 

Seu corpo será velado na Sede da ABL - Academia Brasileira de Letras, a partir das 10 horas da manhã de quarta-feira (12). O sepultamento está previsto para o mesmo dia, às três horas da tarde, no Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

 

O Acadêmico deixa viúva e cinco filhos. 

 

Nascido em abril de 1923, Helio Jaguaribe de Mattos, conhecido como Helio Jaguaribe era carioca formado em Direito. Ele ocupava a cadeira número 11 da ABL desde 2005.

 

Jaguaribe foi eleito para integrar a academia por sua contribuição aos estudos latino-americanos e à análise das Relações Internacionais. Além disso, em 1999 recebeu a Ordem do Mérito Cultural, título dado pelo Ministério da Cultura pela sua contribuição ao desenvolvimento cultural do Brasil.

 

Em 1996, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico por sua contribuição às Ciências Sociais.

 

Entre as obras, estão os livros: A dependência político-econômica da América Latina, no qual faz uma análise dos fatores que influenciam negativamente o desenvolvimento das nações latino-americanas , e Um estudo crítico da história, sobre globalização e perspectivas para o século XXI.

 

Hélio Jaguaribe chegou a lecionar nos Estados Unidos na década de 60, após condenar publicamente o Golpe Militar no Brasil em 1964. Ele deu aulas na Universidade de Harvard, na Universidade de Stanford e no Instituto de Tecnologia de Massachusets. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique