Portaria define atribuições para restauração do Museu Nacional

01:47 Geral, Notícias 30/09/2018 - 09h39 Brasília Embed

Lígia Souto

As atribuições do Ministério da Educação e da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas ações emergenciais de restauração e preservação do Museu Nacional foram detalhadas em uma portaria publicada no Diário Oficial da União.

 

O texto traz definições específicas para cada instituição na recuperação do prédio histórico, que foi parcialmente destruído e perdeu 90% do acervo que abrigava após um incêndio no dia 2 de setembro.

 

O MEC ficará responsável por contratações e prestação de apoio técnico e financeiro para as obras emergenciais.

 


O Ministério deverá, ainda, coordenar e articular o trabalho com os órgãos e as entidades interessadas em participar das ações de preservação do local e acervo; contratar diretamente ou prestar apoio técnico e financeiro; monitorar o planejamento e a execução das ações emergenciais; além de coordenar os contatos e as ações internacionais.


Já a UFRJ fará a supervisão dos trabalhos, definindo, em parceria com a direção do Museu, sobre a curadoria do acervo que está no prédio, assim como o que será doado ou cedido à instituição. A universidade terá ainda atribuições como fazer o planejamento técnico-financeiro para a execução dos projetos; realizar a gestão técnico-financeira; decidir, em conjunto com a direção do Museu e outros órgãos, pelo resgate e curadoria do material que se encontra no do rescaldo do incêndio e planejar a recuperação e aquisição do novo acervo.

 

A verba para recuperação já está garantida. No último dia 21, o ministério da Educação liberou quase 9 milhões de reais dos 10 milhões prometidos para as obras emergenciais do Museu Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique