Relatório da OMS sobre bebidas alcoólicas aponta que brasileiros reduziram consumo

02:40 Geral, Notícias 24/09/2018 - 15h43 Brasília (DF) Embed

Samanta do Carmo

O consumo de álcool no Brasil teve redução de 800 mililitros por pessoa, ao ano, entre 2010 e 2016, de acordo com relatório global sobre Álcool e Saúde divulgado pela Organização Mundial da Saúde.

 

Em 2010, os brasileiros acima de 15 anos consumiam 7,3 litros de álcool puro anualmente. Em 2016, esse número caiu para 6,5 litros. O nível de álcool puro é calculado com base no teor alcoólico de cada bebida.

 

Marianne Feijó, professora da Faculdade de Ciências da Unesp, em São Paulo, comenta que a redução é positiva. Ela aponta que o Brasil adotou políticas públicas que estão surtindo efeito, como a lei de 2015 que criminalizou a venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

 

No entanto, Marianne menciona que a queda do consumo pode estar associação com a situação econômica.

 

O relatório também mostra que em 2016, três milhões de pessoas morreram em todo o mundo por causa do uso nocivo de álcool.  28% dessas mortes foram resultado de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito, autolesão, como uma queda, e violência interpessoal.

 

Marianne Feijó explica, no entanto, que não precisa ser dependente de álcool para acabar se envolvendo em um desses casos.

 

A OMS cita o Brasil como um dos 15 países que tem tolerância zero com o consumo de álcool na hora de dirigir e destaca como exemplo a ser seguido a ação realizada pela ONG Vida Urgente, em Porto Alegre, que organizou um mutirão de ônibus para transportar os foliões entre uma festa e outra durante o carnaval.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique