Reservas extrativistas de cinco estados vão receber recursos para infraestrutura

02:10 Geral, Notícias 08/09/2018 - 08h33 Brasília Embed

Renata Martins

O governo federal anunciou investimento de R$ 162 milhões para a captação de água e saneamento em reservas extrativistas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

 

Vinte e três  comunidades que vivem em RESEXs, reservas extrativistas destes cinco estados serão beneficiadas. São cerca de 6 mil e 600 famílias, em situação de vulnerabilidade, inscritas no programa bolsa família.

 

A maior parte do recurso será aplicada pelo Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES. 146 milhões de reais serão para a implantação de cisternas para captação de água da chuva e instalação sanitária com pia, vaso e fossa séptica.

 

A outra fonte de recurso, 15 milhões virá do MDS - Ministério Desenvolvimento Social, que vai garantir dois mil e quatrocentos reais para cada família, para investimento na produção rural.

 

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, afirmou que a iniciativa é inédita e ressaltou a contradição que é a dificuldade que os povos da Amazônia têm para acesso à água potável.

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 400 mil famílias que vivem na área rural da Amazônia em situação de vulnerabilidade não tem acesso a fonte de água para consumo humano de forma contínua.

 

O edital com as informações sobre a seleção das entidades será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira. O resultado deve ser divulgado em novembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique