Inaugurada no Rio segunda sala lilás de atendimento a mulheres vítimas de violência 

02:29 Geral, Notícias 10/09/2018 - 14h13 Rio de Janeiro Embed

Raquel Junia

O Instituto Médico Legal de Campo Grande, na zona oeste do Rio, começa a contar, a partir desta segunda-feira (10), com um Sala Lliás para atendimento à mulheres vítimas de violência.

 

É o segundo espaço de atendimento especializado desse tipo no estado do Rio.A primeira sala lilás fica no Instituo Médico Legal do centro da capital fluminense. Desde 2015, já foram realizados no espaço quase dois mil atendimentos.

 

A Sala Lilás possui equipamentos médicos. Também há quadros explicativos sobre a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio e os canais para contatar os órgãos de proteção aos quais a mulher deve recorrer em caso de violência.

 

O espaço contará de forma permanente com duas enfermeiras e uma assistente social do município, preparadas para atender às vítimas.

 

Fernanda Prudencio coordenadora do programa Ciclos de Vida, da Secretaria Municipal de Saúde explica que o grande diferencial é o encaminhamento mais adequado de acordo com as necessidades.

 

A sala está sendo inaugurada pelo Tribunal de Justiça em parceria com o governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar o Tribunal de Justiça, a região é considerada estratégica no enfrentamento à violência doméstica.

 

Das 446 notificações registradas no município, neste ano, 41 exames e atendimentos foram realizados nos últimos 15 dias, em Campo Grande.

 

O IML de Campo Grande abrange os bairros de Madureira, Santa Cruz e inclusive outros municípios da região metropolitana do Rio.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique