Viva Maria: Mulheres se mobilizam para lembrar luta pela descriminalização do aborto

08:54 Geral, Programetes 28/09/2018 - 09h44 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Há 28 anos, o dia de hoje figura no calendário das datas importantes pela igualdade de gênero: 28 de setembro, Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe!

 

Este ano, aqui no Brasil, a data haverá de ser comemorada nas ruas, amanhã (29/09), que é também o dia da aprovação da Lei 9.100 que, desde 1995, garante cotas para as mulheres na política. Em várias cidades, as duas datas haverão de movimentar o mulherio em torno de suas bandeiras.

 

Nesse contexto, destaque para a questão do aborto, que, este ano, impulsionada pela “onda verde argentina”, ganhou as ruas. Regina Soares Jurkewick, mestre e doutora em Direito Processual Penal pela USP e membro do coletivo Católicas pelo Direito de Decidir, conversa com a gente sobre esse momento histórico da luta das mulheres latinas e, em especial, das brasileiras. Seja muito bem-vinda, doutora Regina!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.