Amazonas concentra 81% dos 2.192 casos de sarampo; 15% são em Roraima

01:37 Geral, Notícias 18/10/2018 - 09h54 Brasília Embed

Renata Martins

Brasil já registra 12 mortes por sarampo e quase 2.200 casos confirmados da doença este ano. 

 

O balanço do Ministério da Saúde, divulgado nessa quarta-feira (17), traz as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país até o dia 15 de outubro.

 

Dois estados enfrentam surto da doença. Dos 2.192 casos confirmados no país, 81% se concentram no Amazonas e outros 15% em Roraima.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

 

São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe também registram casos isolados da doença.

 

Das 12 mortes por sarampo, seis foram de brasileiros no estado do Amazonas. Roraima registrou três em estrangeiros e uma em brasileiro. As outras duas mortes ocorreram no Pará, de indígenas venezuelanos.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, os locais com casos confirmados da doença alcançaram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, com exceção apenas do Distrito Federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique