Amazônia Legal: Justiça Eleitoral realiza auditorias em urnas eletrônicas

02:12 Geral, Notícias 26/10/2018 - 13h02 Brasília Embed

Maíra Heinen

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão já programaram as auditorias nas urnas para este segundo turno.

 

No Amazonas, o TRE vai sortear, neste sábado (27), seis seções eleitorais no estado. Essas urnas serão auditadas por meio de dois procedimentos. As três primeiras serão encaminhadas ao TRE para a Auditoria de Funcionamento em Condições Normais de Uso. As outras três serão levadas às respectivas zonas eleitorais, onde os sistemas serão testados.

 

A auditoria da votação eletrônica é realizada no mesmo dia do pleito. É uma auditoria por meio de amostragem, realizada com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público.

 

No Pará, o TRE também realizará a Auditoria em Tempo Real em oito urnas eletrônicas, também escolhidas por sorteio. Neste caso, as urnas vão permanecer na respectiva seção, ou seja, no local de votação. Os procedimentos serão iniciados às 7h do dia da eleição, antes da emissão da zerésima, relatório que comprova que não há votos depositados naquela urna.

 

Em Rondônia, uma parte dos testes de auditoria acontecerá na capital, em três urnas, e a outra etapa da checagem, em tempo real, ocorrerá nas seções eleitorais sorteadas, que poderá recair em qualquer local de votação de Rondônia, onde serão feitas análises do funcionamento de outras três urnas eletrônicas quanto à regularidade, à autenticidade e à integridade dos sistemas instalados no dispositivo de votação eletrônica.

 

No Maranhão, serão sorteadas as 12 urnas eletrônicas a serem auditadas pela votação paralela e em tempo real.

 

Outros TREs da Amazônia Legal ainda não informaram sobre procedimento para auditorias.

 

O objetivo do procedimento é comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel. De acordo com os tribunais, tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique