Brasil registra 483 mortes por febre amarela em um ano, segundo Ministério da Saúde

01:42 Geral, Notícias 09/10/2018 - 09h58 Brasília Embed

Danyele Soares

Em um ano de monitoramento do Ministério da Saúde, foram registradas 483 mortes por febre amarela no país. Também foram confirmados 1.376 casos da doença.


Os estados onde foram registrados óbitos e casos confirmados são: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Espírito Santo e o Distrito Federal também atenderam pacientes que não resistiram à doença.


Neste período de um ano, foram investigados em todo o país mais de 7.500 casos suspeitos, sendo que 5.300 foram descartados e quase 780 continuam em análise.


Com a chegada do verão, o Ministério da Saúde alerta os brasileiros sobre a transmissão da febre amarela. A enfermidade é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres.


A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a febre amarela ou tomou a vacina contra a doença circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.


A prevenção se dá evitando o acúmulo de água parada em recipientes destampados, para impedir criadouros do mosquito.

 

Além disso, o Ministério da Saúde também recomenda a vacinação, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença.


Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

 

*O período monitorado pelo Ministério da Saúde foi de 01/07/2017 a 30/06/2018. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique