Ex-deputada de Magé é presa enquanto prestava depoimento

Gaeco

Publicado em 11/10/2018 - 10:41 Por Fabiana Sampaio - Brasília

A ex-deputada estadual e ex-prefeita de Magé, na Baixada Fluminense, Núbia Cozzolino e quatro de seus advogados foram presos nessa quarta-feira (10) enquanto ela prestava depoimento no fórum da cidade.

 

Todos foram denunciados pelo Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público Estadual, pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documento público, uso de documento falso e ocultação de documentos públicos.

 

Eles foram denunciados na Vara Criminal de Magé e tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. Os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos acusados e nos escritórios de advocacia.

 

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público à Justiça, em junho de 2017, o juiz da 1ª Vara Cível de Magé fez um levantamento das ações de improbidade em curso, no órgão, e verificou nove processos extraviados.

 

A análise em cerca de 110 processos remetidos ao Ministério Público (MP) encontrou indícios de fraude e falsificação em diversos deles.

 

Vários processos de ações civis públicas por improbidade administrativa extraviados tinham como réus, em sua maioria, integrantes e aliados políticos da família Cozzolino.

 

Também foi constatado que algumas ações constavam no sistema do Tribunal de Justiça como arquivadas sem motivo, pois ainda estariam em fase de instrução ou de cumprimento da sentença.

 

Na denúncia, os promotores de Justiça afirmam que a família Cozzolino domina a política de Magé há mais de 30 anos.

 

Núbia foi deputada estadual entre 1995 e 2004. Em 2004, foi eleita prefeita do município e reeleita em 2008. Foi afastada do cargo pela Justiça em 2009. Durante o governo, várias ações civis públicas, por atos de improbidade administrativa, foram ajuizadas por indícios de desvios de verbas públicas, abusos e improbidade.

 

Em janeiro de 2016 outra ação do Ministério Público resultou na prisão de vários integrantes do clã Cozzolino.

 

A Operação Terra Prometida decretou a prisão preventiva de Anderson Cozzolino, à época presidente da Câmara de Vereadores de Magé. A ex-deputada estadual Jane Cozzolino e o ex-prefeito de Magé Rozan Gomes também foram alvos da ação.

 

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Núbia Cozzolino.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo