Força-tarefa desarticula grupo que fraudava benefícios do INSS no Rio

01:23 Geral, Notícias 04/10/2018 - 18h44 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Uma operação de uma Força-Tarefa Previdenciária no Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um esquema de fraudes na obtenção de benefícios previdenciários na capital.


O prejuízo causado pelo pagamento dos quatro benefícios fraudados é de quase 100 mi reais. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, expedidos pela segunda Vara Criminal da Justiça Federal do Estado.


As investigações identificaram que, desde 2017, um advogado atuava como procurador, ao requerer pensões por morte, utilizando documentos falsificados para a comprovação de dependente cônjuge ou de companheiro de titular de benefício cessado.


A interrupção dos pagamentos dos benefícios previdenciários fraudulentos descobertos no curso das investigações deve evitar um prejuízo estimado de mais R$ 4,5 milhões. Os investigados vão responder pelos crimes de uso de documento falso e de estelionato previdenciário.


A Operação recebeu o nome de Hera em alusão à deusa grega do casamento, em referência ao tipo de fraude cometida. A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.


A operação teve a participação de 12 policiais federais, de três servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique