Inca prevê 2,3 mil novos casos de câncer de colo do útero na Região Norte este ano

00:00 Geral, Notícias 02/10/2018 - 20h40 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

O Inca, Instituto Nacional de Câncer, fez um estimativa de incidência de câncer no biênio 2018-2019. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o tipo de câncer mais frequente e que mais mata mulheres no Brasil é o câncer de mama.


Já na Região Norte, o câncer do colo do útero é o mais prevalente. São cerca de 26 casos a cada 100 mil mulheres. A média nacional é de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres .


O Inca prevê 2.300 casos novos de câncer de colo do útero na Região Norte somente este ano. Em 2016, 800 mulheres da região morreram em decorrência desse tipo de câncer.


Maria Asunción Sole Pla, médica do Inca, aponta a falta de acesso a informação e tratamento como causas do problema na região.


O câncer de colo do útero é causado pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. A maioria das mulheres se infectam no início da vida sexual, mas eliminam o vírus de forma natural. Apenas em poucos casos a infecção persiste e pode causar uma lesão capaz de gerar um câncer.


A médica Maria Asunción lembra da importância dos governos garantirem e incentivarem a vacinação de adolescentes contra o HPV.

 

A vacina contra ao HPV está disponível gratuitamente no SUS desde 2014. Ela tem maior eficácia em adolescentes que ainda não tiveram contato com o vírus. Mulheres de 25 a 64 anos de idade devem realizar periodicamente o exame preventivo Papanicolau. Por meio dele, é possível identificar as lesões no colo do útero e evitar que elas evoluam para um câncer, de tratamento mais difícil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique