Mais de sete mil casos de sarampo estão sendo investigados no Amazonas

01:35 Geral, Notícias 21/10/2018 - 17h25 Brasília Embed

Renata Martins

Número de casos de sarampo em investigação no Amazonas é três vezes maior que os confirmados no Brasil.

 

Essa semana o Ministério da Saúde atualizou o número de casos de sarampo no país. 81%  dos 2.192 casos confirmados até 15 de outubro, foram registrados no Amazonas. Mas o número de casos notificados ainda em investigação no estado é ainda mais alarmante: 7 mil 800. Isso significa quatro vezes o número de casos já confirmados no Amazonas.

 

De acordo com Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da FVS - Fundação De Vigilância em Saúde do Amazonas o problema na confirmação dos casos foi devido a demora na entrega dos kits de laboratório fornecidos pelo Ministério da Saúde. Bernardino afirma que todos os casos pedentes devem ser avaliados em até três semanas e que se seguir a tendência metade, quase 4 mil casos de sarampo devem ser confirmados.

 

O Ministério da Saúde informou que os estados estão devidamente abastecidos com kits diagnósticos para detecção do sarampo. Neste mês de outubro, foram enviados mais de oito mil testes ao estado do Amazonas, quantidade suficiente para suprir a demanda, segundo a pasta.