Moradores de Fortaleza de Tabocão decidem alterar nome da cidade

02:40 Geral, Notícias 08/10/2018 - 14h59 Brasília Embed

Michelle Moreira

Os moradores de Fortaleza do Tabocão, a cerca de 160 quilômetros de Palmas, no Tocantins, decidiram pela mudança do nome da cidade. A escolha pela alteração foi feita durante plebiscito que aconteceu nesse domingo junto com as eleições gerais. O processo foi organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

 

Cerca de 75% dos eleitores escolheram chamar a cidade de apenas Tabocão. Foram cerca de 1.570 votos a favor do novo nome contra aproximadamente 520 contrários à proposta.

 

Tabocão era o nome da comunidade que se desenvolveu ao longo do rio de mesmo nome e assim era conhecida até a oficialização da cidade.

 


O prefeito Wagner Teixeira explica que o desejo de mudança no nome do município vem de longa data e foi festejado pela população.

 

O assessor jurídico da prefeitura, Pablo Félix, explica que a alteração de nome de uma cidade precisa seguir um processo complexo que teve início com as audiências públicas organizadas pelo executivo local.

 

Agora o resultado plebiscito será encaminado a Assembleia Legislativa para conclusão do processo legislativo e  sanção do governador.

 

Não existe um prazo para que a cidade possa ser oficialmente reconhecida pelo novo nome. A partir da atualização, o IBGE será informado e, por meio dos cadastros da instituição, todo o banco de dados nacional será alterado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique