MP recomenda que município do Tocantins recolha pneus e lixo para prevenir dengue

01:45 Geral, Notícias 29/10/2018 - 14h10 Brasília Embed

Michele Moreira

A presença de pneus velhos e entulho espalhados pela zona urbana de Gurupi, no Tocantins, levou o Ministério Público Estadual a fazer uma recomendação ao prefeito Laurez da Rocha orientando o recolhimento do material no prazo de 30 dias.

 

Com a chegada do período chuvoso, a medida é um esforço no combate a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

 

Entre os locais que devem ser limpos, de acordo com o Ministério Público, estão calçadas, vias públicas, terrenos baldios, além de áreas privadas.

 

A ação busca atender ao Código de Posturas do município que responsabiliza a administração pública pela preservação da cidade contra o descarte irregular de lixo.

 

Além de recolher os resíduos acumulados, o documento orienta o prefeito a manter maquinário e funcionários para promover a correta disposição dos pneus.

 

Para o Ministério Público, as fiscalizações precisam ser intensificadas e os responsáveis pelo descarte ilegal precisam ser penalizados. A Prefeitura também deve apresentar relatórios quinzenais com todas as medidas adotadas.

 

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o município registrou neste ano, até outubro, 32 casos de dengue, um caso de Chikungunya e um de Zika vírus.

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Gurupi informou que ainda não recebeu o documento e tão logo receba vai tomar as providências necessárias.

 

* Áudio e texto susbstituído às 14:43 do dia 29/10/18 para acrescentar informação

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique