MPT do Pará instaura inquérito para acompanhar impactos de mudanças nas unidades da Hydro Alunorte

01:49 Geral, Notícias 10/10/2018 - 20h36 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Representantes da empresa Hydro e do Ministério Público do Trabalho Pará se reuniram esta semana para tratar da situação dos trabalhadores da empresa nas unidades de Barcarena e Paragominas. No início do mês, a Hydro chegou a anunciar a suspensão total das atividades, mas depois de conseguir uma licença de operação do Ibama anunciou a retomada de 50% da produção.

 

Ainda assim, os promotores estão preocupados com os cerca de 5 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos mantidos pela produtora de alumínio. A empresa Hydro diz que não está descartada a possibilidade de demissões. Já foram adotadas medidas como concessão de férias coletivas, utilização de banco de horas, suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada.

 

Em diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores, será criado um comitê responsável para aplicar as medidas técnicas previstas no Termo de Ajuste de Conduta, firmado com o Ministério Público Federal e com Ministério Público do Estado Pará.

 

O Ministério Público do Trabalho do Pará instaurou inquérito de acompanhamento e notificou a Hydro a informar, via peticionamento eletrônico, decisões institucionais que possam afetar os trabalhadores e seus empregos.

 

De acordo com os promotores, em fevereiro deste ano, após fortes chuvas, houve vazamento de rejeitos dos depósitos da refinaria de alumina, em Barcarena. A Alunorte nega que isso tenha ocorrido, mas passou a adotar medidas preventivas e implementar projetos de compensação socioambiental. Umas das medidas preventivas é justamente a operação com 50% da capacidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique