Secretaria de Saúde alerta para o alto índice de infestação do Aedes aegypti em Cuiabá

01:31 Geral, Notícias 09/10/2018 - 16h54 Brasília Embed

Michele Moreira

O terceiro LIRA - Levantamento de índice Rápido para Aedes Aegypti – realizado, neste ano, em Cuiabá, indica infestação de 3,5%.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este índice é considerado alto, uma vez que a cidade enfrenta um período de seca. O normal para esta época seria um índice menor ou igual a 1%.

 

De acordo com a vigilância em zoonoses, existem bairros na cidade que ultrapassam 5% de infestação. Mais de 80% dos criadouros do mosquito estão nas caixas d’água dos domicílios.

 

Para reverter esse quadro, a prefeitura de Cuiabá intensificou as visitas domiciliares de agentes de combate à endemias.

 

Mas ressalta que os moradores têm papel fundamental no combate à infestação, limpando bem suas casas e vedando locais que podem se tornar criadouros do mosquito.

 

Nas visitas, os agentes aplicam produtos químicos para eliminar os criadouros, se necessário.

 

A Vigilância em Zoonoses fez ainda o cadastro de terrenos baldios e praças onde há acúmulo de lixo e água para que a Secretaria de Serviços Urbanos promova a limpeza do local.

 

A prefeitura pede também que os médicos notifiquem, à área de zoonoses, casos suspeitos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, para que as ações sejam direcionadas às áreas onde os doentes moram.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique