Viva Maria: Invoquemos a teoria da Comunicação Sustentável para ampliar a capacidade de diálogo

08:43 Geral, Programetes 02/10/2018 - 09h22 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Independentemente do que estiver escrito nas estrelas sobre o futuro das urnas no próximo domingo, vale a pena tentar apaziguar os ânimos que fazem deste outubro o mês mais “quente “ do ano. Contudo, graças à ponderação da Lua, que, a partir de hoje, é minguante, aproveitemos este 2 de outubro para uma importante reflexão: “ Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

 

A frase é do  líder indiano Mahatma Gandhi, cuja data de nascimento inspirou a ONU a proclamar essa data como o Dia Internacional da Não Violência. A ideia é despertar o mundo para os valores de uma educação para a paz voltada para a solidariedade e o respeito aos direitos humanos.

 

Por isso,  Viva  Maria vai tentar se valer da girafa , mamífero que tem o maior coração do mundo e que, sabiamente, apesar de não ter voz, acostumou-se a olhar o mundo do alto, numa tentativa de distanciar-se do uivo do chacal. Essa foi a metáfora escolhida pelo mestre Marshall Rosenberg, criador da chamada Comunicação Sustentável ou Comunicação Autêntica. A ideia principal da CNV é ampliar a capacidade de diálogo entre as pessoas e minimizar o foco em estratégias trágicas para atingir as necessidades humanas. 

 

A psicopedagoga Fabi Hillerman, formada por essa escola filosófica e que atua como consultora do Papo na Janela, aprofunda a temática com a gente. Diga lá, Fabi!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.