Viva Maria: O legado da primeira radionovela brasileira, agora certificada pela Unesco

11:17 Geral, Programetes 23/10/2018 - 07h46 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Ainda ontem, Viva Maria comemorou um achado da maior importância para a cultura e a história do nosso país: o reencontro com Luzia, a brasileira de 12 mil anos queimada no incêndio do Museu Nacional há pouco mais de um mês. Vibramos igualmente com o resgate de partes do meteorito Angra dos Reis em meio aos escombros.

 

Hoje, em nome dessas referências históricas, comemoramos o reconhecimento de um patrimônio que acabou de ser certificado pelo Programa Memória do Mundo da Unesco.

 

Falo dos roteiros da primeira radionovela brasileira, Em busca da felicidade. Esse certificado considera documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional como patrimônios da humanidade.

 

Sem dúvidas uma honra para a história da radiodifusão no Brasil e, particularmente, para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que hoje em dia é a responsável pelo arquivo da Rádio Nacional. É ela que mantém seis dos nove volumes do conjunto de roteiros da novela.

 

Temos certeza que esses roteiros da radionovela Em busca da felicidade, eleitos como peça fundamental para compor a memória histórico-cultural do país, servirão como fonte de pesquisa para as gerações futuras. Esse sentimento, com certeza, animou o trabalho da equipe que se debruçou sobre essa pesquisa e que defendeu também, junto à Unesco, a candidatura dessa radionovela nos limites do Programa Memória do Mundo.

 

É o caso de Maria Carnevale, da Gerência de Acervo de TV e Rádio, que conversa agora com a gente. Seja muito bem-vinda!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique