Viva Maria: Que a paz seja o norte das nossas relações até o segundo turno

08:41 Geral, Programetes 08/10/2018 - 10h19 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Saudações democráticas a todas as pessoas que, ontem (07/10), cumpriram o dever cidadão do voto no primeiro turno das eleições 2018.

 

Apesar da violência que antecedeu o pleito com direito a uma avalanche de fake news, hackers ensandecidos e seus ciberataques, denúncias de fraudes nas urnas, discursos inflamados nas redes sociais e até tentativas de assassinato em candidato presidencial, demos o primeiro passo.

 

Vencemos o desafio de fazer cumprir a liberdade de escolha dos 147 milhões de eleitores desse país. Rumo ao segundo turno, resta-nos esperar que, até o pleito de 28 de outubro, possamos evitar o pior, ou seja, a guerra implacável anunciada pelos especialistas de plantão.

 

Torcemos para que eles estejam errados e que possamos honrar a tarefa hercúlea de inibir as ameaças à paz, à segurança e ao respeito aos direitos humanos.

 

Como no sonho de John Lennon, traduzido em música, queremos continuar imaginando todas as pessoas vivendo o hoje com esperança de paz.

 

Posso assegurar que esse nosso sonho comum é compartilhado pela mestre em psicologia Lydia Rebouças, cofundadora da Universidade da Paz (Unipaz) no Brasil e atual vice-reitora da Unipaz. Seja muito bem-vinda!


 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.