Brasil enfrenta surtos de sarampo; AM e RR têm maior número de casos confirmados

01:59 Geral, Notícias 26/11/2018 - 14h52 Brasília Embed

Michele Moreira

O Brasil registrou cerca de 9.900 casos de sarampo do começo do ano até o dia 21 de novembro.

 

Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde tendo por base as informações repassadas pelas secretarias estaduais.

 

O país enfrenta dois surtos da doença. O Amazonas conta com a maioria dos casos confirmados, são aproximadamente 9.500 registros de sarampo e seis mortes.

 

Já Roraima tem 347 casos e quatro mortes. Além dos dois estados, também o Pará registrou morte por conta do sarampo. Três pessoas perderam a vida em decorrência da doença.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a confirmação dos casos foi possível graças ao trabalho de uma força-tarefa realizada em Manaus.

 

Dos mais de 7 mil que aguardavam confirmação, apenas nove continuam sendo investigados. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a notificação de novos casos no Amazonas e em Roraima diminuiu de forma considerável.

 

No Amazonas, a confirmação de casos se refere a notificações acumuladas - a maioria dos meses de julho e agosto. No caso de Roraima, seriam os casos acumulados entre fevereiro e abril. 

 

O Ministério da Saúde afirma que os surtos neste ano são de genótipo de vírus importado; sendo que o mesmo circula na Venezuela – país que vive o surto da doença desde 2017.

 

A pasta afirma que, durante todo o ano, foram enviados técnicos para apoiar os gestores na vigilância epidemiológica, nas medidas de imunização e de laboratório.

 

Ainda teve apoio de equipes de investigação de campo, realização de videoconferência com gestores e técnicos, realização de capacitações, além de envio de vacinas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique