Câncer de próstata deve atingir 68 mil brasileiros em 2018

Novembro Azul

Publicado em 12/11/2018 - 11:37 Por Sayonara Moreno - Brasília

O segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, no Brasil, é o de próstata, que vem depois do de pele não melanoma. Também é o segundo tipo que mais mata a população masculina. É o que diz o levantamento do Ministério da Saúde, que estima, para este ano, mais de 68 mil novos casos da doença: 7 mil a mais que o estimado em 2016.

 

O câncer de próstata chega a causar uma média de 14 mil mortes por ano. Em 2016, por exemplo, morreram 14.926 homens que não conseguiram se curar da doença, pela agressividade ou pela demora no diagnóstico.

 

Essa demora pode ser causada, entre outros motivos, pelo preconceito à modalidade do exame. Até hoje, muitos homens preferem colocar a vida em risco a fazer o exame de toque. Foi o que aconteceu com o pai do advogado Carlos Maia. Quando procurou ajuda médica, era tarde demais.

 

Como aprendeu a triste lição, Carlos conta que, depois da morte do pai, faz os exames todos os anos.

 

O médico da Associação Brasileira de Urologia Wilson Busato explica que para a campanha ter eficácia é preciso que os homens, principalmente os mais velhos, quebrem o preconceito e entendam a importância da prevenção.

 

Para isso, é bem-vinda a colaboração de jovens e até mesmo de empresas.

 

A prevenção do câncer de próstata é uma forma de identificar até mesmo outras doenças na glândula, que não sejam necessariamente câncer mas podem matar ou causar complicações. É o que o urologista Wilson Busato recomenda.

 

Por isso, a orientação médica é que todo os homens acima dos 40 anos ou 45 anos, a depender do histórico familiar, comecem a procurar o urologistam para se prevenir de qualquer doença na próstata.

 

Para evitar o desenvolvimento do câncer de próstata, o especialista também recomenda que os exames frequentes sejam associados a uma boa alimentação e a alguma atividade física moderada ou intensa.

 

O especialista ainda explica que é importante que as campanhas e as autoridades de saúde cheguem nas zonas rurais, nas periferias e também nas cidades pequenas.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo