Começa a Semana Nacional de combate ao Aedes Aegipty

02:19 Geral, Notícias 26/11/2018 - 15h31 Brasília Embed

Dayana Vitor

A batalha contra o mosquito da dengue será reforçada até o dia 30 deste mês, pois estamos na Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegytpi.

 

Em todo o Brasil, 210 mil escolas, centros de assistência social, e postos de saúde participam das atividades de conscientização contra o mosquito que provoca a dengue, zika e chikungunya.

 

O movimento é coordenado pelo Ministério da Saúde com apoio de estados e municípios.

 

A comerciante, Eva Sabino, mora em um condomínio e tem muitas plantas. Mas ela evita deixar água parada nos vasinhos para o Aedes Aegypti não se desenvolver. Ela também tem outros cuidados para não dar brecha para mosquito adoecer sua família.

 


Entre as atividades da Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegytpi estão visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos e educativos, murais, rodas de conversa com a comunidade, oficinas, teatros e gincanas. 

 


Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 3 de novembro, foram notificados mais de 220 mil casos de dengue no país e cento e 32 mortes. No ano passado, também foram mais de 220 mil casos e 172 óbitos.

 

Em relação a outra doença provocada pelo Aedes Aegypti, a chikungunya, houve redução no número de mortes este ano em comparação a 2017. Em 2018, 35 pessoas morreram em decorrência de enfermidade e mais de 81 mil ficaram doentes. Já no ano passado, foram quase 190 mortes e 183 mil casos.

 

O vírus da zika não provocou nenhuma morte neste ano e nem no  passado. Porém mais de 7.500 pessoas foram contaminadas. No ano passado, foram mais de 16 mil casos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique