Forças de segurança fazem operação nesta quarta para reestruturar UPP no Rio

01:36 Geral, Notícias 07/11/2018 - 10h07 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

As forças de segurança realizam operação integrada, nesta quarta-feira (7), nas comunidades da Coroa, Fallet e Fogueteiro, na região central do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o Comando Conjunto, mais de 1,2 mil homens participam da ação, sendo 1.000 das Forças Armadas e 280 da Polícia Militar.

 

O objetivo é desativar a Unidade de Polícia Pacificadora que atende às comunidades. Além disso, também são realizadas ações de cerco, estabilização da área e desobstrução de vias; patrulhas para coibir atividades criminosas e revistas seletivas de pessoas e veículos.

 

A operação começou no fim da madrugada e, até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre confrontos, feridos, prisões ou apreensões.

 

A  UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro é a sétima unidade abrangida pelo plano de reformulação do Programa de Polícia Pacificadora, implementado em maio, pelo Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio.

 

As outras seis UPPs que já foram reestruturadas foram as da Mangueirinha, Vila Kennedy, Cidade de Deus, Camarista Méier e São Carlos, que foram transformadas em companhias destacadas; e a do Batam que foi extinta.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, outras 12 Unidades de Polícia Pacificadora devem ser reformuladas até o fim de 2018.

 

Segundo a secretaria, as UPPs vão ser transformadas em companhias destacadas, sob o comando dos batalhões de área, mas as comunidades que serão afetadas não foram divulgadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique