Governo federal passa a administrar presídios de Roraima

Sistema Penitenciário

Publicado em 14/11/2018 - 11:42 Por Kariane Costa - Brasília

O governo federal fechou nesta terça-feira (13) um acordo com o estado de Roraima em que transfere a gestão de presídios do estado para União.


O acordo assinado no Palácio do Planalto pela governadora de Roraima, Suely Campos, prevê que as penitenciárias do estado ficam agora sob administração do corregedor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Paulo Rodrigues da Costa. Guilherme Astolfi Caetano Nico será o coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.


Eles terão poderes para ordenar despesas, requisitar documentos, ter acesso a processos de contratação e pagamentos. Ou seja, ficam responsáveis pela gestão administrativa, financeira e orçamentária dos sistemas prisionais e socioeducativo de Roraima, até 31 de dezembro.


Já pelo governo federal, assinaram o acordo os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen; da Segurança Pública, Raul Jungmann, e dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.


A secretaria de Comunicação do Governo de Roraima informou que, na prática, entre as ações a serem executadas a partir de agora estão a utilização de recursos do Fundo Penitenciário Nacional para o pagamento da alimentação dos reeducandos e o imediato início das obras de reforma da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.


Na última semana, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou um ofício ao presidente Michel Temer solicitando a intervenção federal no sistema prisional e socioeducativo de Roraima. 


A participação da procuradora, nessa terça-feira, no ato da assinatura estava prevista na agenda, mas ela não compareceu.


Questionada [sobre o motivo da ausência] a assessoria de imprensa informou que Dodge estava presidindo a sessão do Conselho Nacional do Ministério Público e não teve como sair para ir ao ato.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo