Indígenas terão nova estrutura para atendimento médico no Pará

01:30 Geral, Notícias 15/11/2018 - 13h05 Brasília Embed

Michelle Moreira

Os indígenas da região de Oriximiná, no Pará, contam agora com uma nova estrutura para atendimento médico. De acordo com o Ministério da Saúde, a nova Casa de Saúde Indígena (Casai) está instalada em um imóvel alugado e reformado para atender as necessidades dos pacientes. 

 

A medida é provisória até que seja construído o prédio permanente da Casa de Saúde. Atualmente, os índios são atendidos em instalações precárias.

 

O novo espaço tem capacidade para atender 60 pacientes. Dispõe de ao menos dois leitos de isolamento, enfermarias feminina e masculina, leitos pediátricos, cozinha e refeitório.

 

O local tem ainda um redário com capacidade para 60 redes e área externa, que pode ser usada para atividades culturais.

 

De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, Stanney Nunes, já foi autorizada a transferência dos indígenas internados na antiga estrutura, o que deve acontecer em um prazo de cerca de uma semana.

 

No Pólo Base, atuam 68 profissionais que garantem atendimento a cerca de 2,7 mil indígenas de diversas etnias que vivem na região de Oriximiná.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique