Ji-Paraná entra em estado de alerta para surto de dengue

Aedes aegypti

Publicado em 06/11/2018 - 12:37 Por Maíra Heinen - Brasília

A cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, está em alerta para surto de dengue.


De acordo com o Lira - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – realizado entre os dias 22 e 30 de outubro, a infestação predial está em 2,7%, percentual que, de acordo com o Ministério da Saúde, coloca o município em estado de alerta.


O relatório do Lira apontou que 80% dos criadouros estão dentro dos quintais. E com base nessas informações, o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade espera que a população participe de forma mais efetiva das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor.

 

Os bairros com os índices mais altos de infestação são: Nova Brasília, Jardim dos Migrantes, Casa Preta, São Cristovão, Urupá, Primavera, Aurélio Bernardes, São Pedro, Vila Capelasso, Novo Horizonte, Jardim Flórida, Dom Bosco e Distrito Industrial.

 

Apesar do alerta, o número de casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes está controlado em Ji-Paraná.

 

Entre os meses de janeiro e outubro de 2018, a Secretaria de Saúde do município registrou 150 notificações de casos suspeitos de dengue, 69 casos notificados para Zika vírus e 83 casos notificados de chikungunya.

 

Ao perceber algum sintoma de dengue, zika ou chikungunya – doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – o morador deve procurar um posto de saúde para realizar o teste rápido e iniciar o tratamento em caso positivo.

 

A partir dos resultados, a prefeitura deve aplicar inseticidas na região onde mora o paciente para o bloqueio dos vírus das doenças.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo