Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial da União

Saúde

Publicado em 20/11/2018 - 10:35 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O edital para substituir os médicos cubanos do Programa Mais Médicos foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). As inscrições começam a partir desta quarta-feira (21) e vão até o dia 25 de novembro.

 

São mais de 8,3 mil vagas, em mais de 2,8 mil municípios brasileiros, além dos 34 Distritos Indígenas. No edital, as cidades são divididas pelo grau de população vulnerável, como porcentagem de pessoas vivendo na extrema pobreza.

 

No momento da inscrição, o médico escolhe, entre os locais disponíveis, onde quer trabalhar. As vagas selecionadas, então, deixam de aparecer no sistema e só reaparecem se o médico não comparecer ao município escolhido até o dia 7 de dezembro. 

 

Hoje, os cubanos atuam em locais onde não houve interesse por parte de médicos brasileiros em editais anteriores do Mais Médicos. O valor da bolsa do programa é de R$ 11.865 por mês.

 

O acordo firmado entre Brasil, Cuba e a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) definiu que os profissionais cubanos deixarão o país gradualmente até o dia 12 de dezembro. O governo cubano decidiu sair do programa depois de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que pretendia mudar as regras do acordo. A Confederação Nacional dos Municípios estima que 28 milhões de pessoas serão afetadas. 

 

Para repor as vagas, o Ministério da Saúde preparou dois editais. O primeiro, exclusivamente para médicos formados no Brasil ou que passaram pelo Revalida, teste de validação de diplomas estrangeiros. O segundo edital será lançado em 27 de novembro para os médicos sem o Revalida, mas que terão que fazer o teste para assumir a vaga no Mais Médicos. O segundo edital ficará aberto até que as demandas por médicos sejam atendidas.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo