Outubro registra menor número de focos de calor em 20 anos, aponta PrevFogo

01:54 Geral, Notícias 27/11/2018 - 20h11 Brasília Embed

Bianca Paiva

Em outubro, foram registrados 19 mil 571 focos de calor no país, uma redução de 40% em relação ao mesmo mês no ano passado, que apresentou mais de 33 mil 600 focos.

 

O número também é o menor desde 1998, quando o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, iniciou a série histórica de divulgação dos dados.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, durante o período mais crítico, que vai de agosto a outubro, o PrevFogo, que é o Centro Nacional de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais do Ibama, identificou a ocorrência de apenas sete grandes ações de combate e quatro de proporções intermediárias.

 

Os estados do Acre, Rondônia e Amazonas concentraram os principais registros de queimadas. Foi necessário acionar o Ciman, Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional, composto por vários órgãos federais, e coordenado pelo Ibama, que mobilizou pessoal e equipamentos.

 

Antes disso, o Ibama contratou e capacitou mais de 1500 brigadistas que foram enviados para 19 estados que historicamente mais registram incêndios florestais.

 

As áreas queimadas em unidades de conservação também diminuíram de janeiro até este mês. Foram 615 mil hectares afetados, o menor número da série histórica da Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

Apenas dois casos de incêndio tiveram uma maior dimensão: um no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, e outro na Serra da Canastra, de Minas Gerais. Porém, o combate foi feito com agilidade e o fogo foi extinto em poucos dias, informou o Ministério do Meio Ambiente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique