Tiroteio durante tentativa de fuga deixa mortos no Complexo Penitenciário de Santa Izabel no Pará

01:44 Geral, Notícias 05/11/2018 - 14h52 Brasília Embed

Maíra Heinen

Uma tentativa de fuga ocorreu na madrugada dessa segunda-feira (05), no Centro de Recuperação Penitenciário Pará Um, no Complexo de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

 

De acordo com informações preliminares da Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário do estado, a ação começou por volta de quatro e meia da manhã e contou com apoio externo.

 

Houve troca de tiros entre policiais do Batalhão Penitenciário Operacional e criminosos, após agentes prisionais de ronda perceberem uma movimentação suspeita no bloco carcerário e acionarem o alarme de segurança.

 

Dois corpos foram encontrados na área externa do presídio, sem identificação. Não há informações se os corpos são de fugitivos ou de pessoas externas ao presídio.

 

Segundo a Superintendência, a situação está controlada e uma recontagem está sendo realizada para confirmar se houve ou não fuga de presos.

 

Uma tropa do Comando de Missões Especiais da PM vai reforçar a segurança na unidade prisional.

 

Na última semana, a Susipe apresentou levantamento sobre fugas no estado. Entre primeiro de janeiro e primeiro de novembro deste ano, ocorreram 85 fugas totalizando 559 fugitivos, destes 229 foram recapturados.

 

Em 2017, foram 75 fugas com 403 fugitivos e 169 recapturados. O levantamento aponta ainda, que em 2018, 28 presos morreram em confronto com a PM dentro de unidades prisionais do Estado durante rebeliões ou tentativas de resgate de presos. Em 2017, foram 24.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique