Amazonas registra redução superior a 30% no número de casos novos de HIV

01:25 Geral, Notícias 22/12/2018 - 11h48 Brasília Embed

Bianca Paiva

De janeiro a novembro de 2018, o Amazonas registrou 1.545 casos de HIV/AIDS. O número é 34,86% menor em relação ao mesmo período no ano passado, que teve 2.372 casos.

 

Os dados são da Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Segundo a instituição, a redução do número de novos casos diagnosticados é resultado da intensificação das ações educativas e de prevenção nas escolas e empresas.

 

Também contribuiu a implantação da PrEP (Profilaxia Pré Exposição), novo método de prevenção à infecção pelo HIV, direcionado a pessoas com maior chance de exposição ao vírus, entre elas, trabalhadores do sexo, homossexuais e aqueles que se relacionam com quem já possui o vírus.

 

Além disso, de acordo com a Fundação de Medicina Tropical, o governo amazonense ampliou a oferta de testes rápidos e o trabalho de monitoramento em todos os municípios.

 

Para a instituição, os resultados apontam para um cenário positivo, nos próximos anos, com uma redução ainda maior no número de novos casos de HIV/Aids no Estado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique