Crianças de até 12 anos precisam de autorização para viajar desacompanhadas

02:50 Geral, Notícias 15/12/2018 - 08h18 Brasília Embed

Dayana Vítor

Férias escolares combinam com descanso, diversão e viagem. Mas, muitas vezes nenhum dos pais ou parente mais próximo pode acompanhar as crianças de até 12 anos até o destino tão esperado, seja casa dos avôs, parentes, praia!

 

Se você está nesta situação e não quer deixar seu filho dentro de casa no período de recesso escolar, não se preocupe, pois é bem simples realizar o desejo da criançada! Em primeiro lugar é necessária uma autorização de viagem. Se a criança vai para um destino dentro do Brasil, o documento pode ser obtido em uma das unidades da Vara da Infância e Juventude do DF ou na diretoria do fórum da cidade onde você mora.

 

A empresária, Letícia Somensi, ficou com o coração apertado por deixar o filho Bernardo, de oito anos, viajar sozinho de avião para a casa dos avôs em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nestas férias. Mas ela revela que foi mais simples do que imaginava, conseguir a autorização de viagem.

 

A supervisora da Seção de Apuração e Proteção da Vara da Infância e Juventude, Ana Luíza Müller, detalha o que a autorização de viagem contém.

 

Já se o destino for internacional, a autorização é concedida apenas na sede da Vara da Infância e Juventude, localizada na 909 Norte e também no Aeroporto Internacional de Brasília.

 

Ainda existe a possibilidade de preencher o formulário de autorização diretamente no site do CNJ- Conselho Nacional de Justiça - que depois precisa ser autenticado em cartório.

 

Agora que você sabe os passos para conseguir a autorização de viagem, não se preocupe porque as crianças chegam bem ao destino da viagem, como nos conta Letícia.

 

E não se esqueça que além da autorização de viagem as crianças menores de 12 anos precisam levar um documento de identificação com foto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique