Defesa Civil recomenda cuidados para período chuvoso em Palmas

02:06 Geral, Notícias 07/12/2018 - 13h02 Brasília Embed

Michelle Moreira

Os moradores de Palmas (TO) precisam ficar em alerta por causa do período chuvoso. A recomendação da Defesa Civil é não enfrentar a chuva. A maioria dos resgates nos casos de enchentes na cidade é de pessoas que não seguiram a recomendação e menosprezaram os riscos.

 

A previsão do volume acumulado de chuvas em novembro era de 200 milímetros. O registrado foi de pouco mais de 392. Já para dezembro, a expectativa é de 210 milímetros, mas só nos dois primeiros dias choveu mais da metade da quantidade prevista para todo o mês.

 

O alerta também é feito aos esportistas que praticam atividades aquáticas. Com o aumento das chuvas, o volume do lago e das represas cresce o que torna perigoso permanecer na água.

 

No caso de alagamento de residência, a recomendação é sair do local e buscar uma área segura para se abrigar. Além disso, deve-se retirar do local apenas o que for viável e ter atenção aos cabos elétricos caídos. Não se deve mexer neles. A água é condutora de eletricidade.

 

Outra preocupação são os buracos nas ruas que, neste período, se transformam em armadilha para pedestres e motoristas.

 

A Defesa Civil reforça ainda que a população não jogue lixo nos bueiros, lagos e córregos. Os materiais podem obstruir o escoamento de água. 

 

Além das águas, a preocupação precisa ser com os raios. Deve-se evitar ficar em áreas abertas bem como debaixo de árvores. Estando em casa, o ideal é não utilizar aparelho eletrônico com fio e se manter distante de tomadas e objetos metálicos.

 

E, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuvas para todo o final de semana. A temperatura deve variar entre 23ºC e 30ºC. 

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.