Embrapa desenvolve ferramenta para evitar perdas agrícolas por fatores meteorológicos

02:14 Geral, Notícias 12/12/2018 - 16h07 Brasília Embed

Maísa Penetra

Evitar perdas agrícolas provocadas por condições meteorológicas adversas é um dos principais propósitos do Zarc - Zoneamento Agrícola de Risco Climático.

 

A ferramenta desenvolvida pela Embrapa orienta o produtor rural sobre a melhor época de plantio e semeadura das culturas e é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos para o setor.

 

A rede do Zarc coordenada pela Embrapa entre 2015 e 2018 já realizou o zoneamento de 16 culturas, entre elas soja, uva, feijão e algodão.

 


Segundo Balanço Social, publicado pela Empresa, desde 1996, quando o Zarc foi criado, a economia estimada é de quase R$ 14 bilhões ao Tesouro Nacional.

 


Por isso, a atualização contínua da metodologia e a incorporação de recursos tecnológicos são fundamentais. É o que diz o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Monteiro.

 


O Zarc orienta o produtor e o agente financiador quanto às épocas mais adequadas e menos vulneráveis para se plantar, gerando maior segurança para as operações de seguro agrícola.

 


Para o pesquisador, um planejamento na propriedade observando um zoneamento de risco climático garante mais sucesso na safra e todo o investimento que foi feito.

 


O próprio produtor pode observar e analisar o resultado e assim, determinar quais as épocas de maior sucesso para a cultura.

 

O zoneamento é baseado em séries históricas de dados. Ele pode ser acessado por qualquer produtor, no site do Ministério da Agricultura, agricultura.gov.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique