Fórum em Brasília reúne governadores para tratar de segurança pública

02:46 Geral, Notícias 12/12/2018 - 18h08 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A participação foi massiva. Quase todos os governadores eleitos e reeleitos participaram da segunda reunião do Fórum de Governadores para tratar de Segurança Pública. Só não mandaram representantes os Estados do Tocantins, Goiás e Paraná.

 

A conversa entre os governadores rendeu uma carta com prioridades para área.

 

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, explicou que uma das prioridades é melhorar a distribuição dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional e criar projetos modelo de presídios no País.

 

Ainda de acordo com Witzel, o documento também recomenda o isolamento dos presidiários faccionados em presídios federais e cobra respostas rápidas para a situação dos presos provisórios; e enfrentamento mais rígido dos crimes de corrupção.

 

A carta também propõe incremento da inteligência e das ações ostensivas nas fronteiras para a identificação da entrada de drogas e armas no território brasileiro; Além da implantação do Banco Nacional de Impressões Digitais.

 

O governador eleito de São Paulo, João Dória, diz que a medida vai ajudar na resolução especialmente de homicídio.

 

As propostas foram apresentadas ao futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro que pretende enviar, em fevereiro, projeto de lei que altera regulamentações no setor, para ser apreciado pelo Congresso Nacional. 

 

A iniciativa será uma forma de combater o crime organizado e a atuação de facções criminosas, sobretudo dentro dos presídios.

 

Os governadores voltam a se reunir em fevereiro para tratar sobre Previdência.

 

Em março, o assunto vai ser saúde, em abril a pauta será sobre Infraestrutura e em maio, educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique