Grupo criminoso desviou R$ 30 milhões em fraudes bancárias aplicadas em todo o país

01:38 Geral, Notícias 07/12/2018 - 17h02 Brasília Embed

Dayana Vítor

A Operação Bandeirantes da Polícia Federal desarticulou, nesta sexta-feira (7), uma organização criminosa especializada em fraudar sistemas informatizados de instituições financeiras para desviar recursos.

 

Apenas no último ano, a estimativa é que o grupo tenha desviado R$ 30 milhões. Os crimes ocorreram em Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

 


Os policiais foram as ruas para cumprir 15 mandados, sendo quatro de prisão preventiva e três de prisão temporária e oito de busca e apreensão, em endereços de suspeitos das fraudes em Brasília, Goiânia, São Paulo. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 


As investigações da Polícia Federal começaram em 2016 e contaram com a ajuda dos setores de segurança dos bancos que tiveram os sistemas invadidos.

 

Descobriu-se que a organização criminosa recrutava estagiários e empregados terceirizados de bancos para instalarem equipamentos que permitiam a invasão dos sistemas por parte de integrantes da quadrilha.

 

Dessa forma, eles tinham acesso aos dados dos clientes e transferiam os valores de correntistas para contas dos integrantes do grupo.

 

O nome da operação foi escolhido porque assim como os bandeirantes que percorreram o Brasil em busca de ouro e prata, a organização criminosa também atuou em vários estados de Norte a Sul do país.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique