Homem morre no Rio após contrair malária na África

Saúde

Publicado em 26/12/2018 - 13:52 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou dois casos de malária no Rio de Janeiro contraídos no continente africano.

 

Robinson Natanael Teodoro faleceu em decorrência da doença no último dia 24, em Valença, no sul fluminense. Outro homem está em tratamento na Fundação Oswaldo Cruz e também já teve a suspeita confirmada. O quadro de saúde dele é estável.

 

Outros três casos também foram notificados e a secretaria informou que ainda investiga a condição dessas três pessoas. As primeiras informações são de que os cinco são missionários e participaram de uma mesma viagem a Moçambique, onde contraíram a doença.

 

O médico e assessor da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, explica que no Rio a malária tem baixa incidência, pouca gravidade e que todos os casos mais graves são importados. Portanto, segundo ele, não há motivos para que a população fique alarmada.


Ele detalha também que o mosquito que transmite a doença, Anopheles, diferentemente do Aedes aegypt ,transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem hábitos silvestres.

 

Segundo Chieppe, o tratamento da malária tem grande possibilidade de cura dependendo da rapidez do diagnóstico, do tipo de protozoário que causa a infecção e da resposta do paciente.

 

No caso da morte de Robinson Natanael, a Secretaria de Saúde ainda investiga o que tornou o quadro mais complexo.

 

Em novembro, um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento da doença no mundo. Em 2017, a estimativa é de que tenha ocorrido 219 milhões de casos, número que voltou a crescer em 2015, após cinco anos de queda, sendo o continente africano o mais afetado.

 

No Brasil, a malária também atingiu mais pessoas no ano passado. A estimativa é de que mais de 217 mil tenham contraído a doença, enquanto em 2016 a incidência foi de 133 mil casos, a maioria na região amazônica.

 

A prevenção é feita com o uso de repelentes e outras medidas de proteção. No caso de viagem para áreas com grande incidência, a recomendação é procurar orientação médica.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo