Justiça suspende leilão de terreno do Planetário do Rio

Dívida Trabalhista

Publicado em 04/12/2018 - 12:34 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio conseguiu suspender o leilão do terreno onde está localizado o Planetário da Gávea, na zona sul da cidade, que estava marcado para esta terça-feira (4).

 

A  juíza Cissa de Almeida Biasoli, titular da Vara do Trabalho, acolheu o pedido de embargo feito pela Procuradoria Geral do Município, alegando que o terreno, embora pertença à Companhia Estadual de Habitação (Cehab), está cedido ao município, que ali mantém o Planetário, equipamento público de grande importância cultural,  turística e arquitetônica.

 

A decisão da juiza aponta, no entanto, que está mantida a penhora sobre o imóvel até decisão dos embargos.

 

Cedido à prefeitura do Rio em 1987, sem prazo limite de utilização, o terreno do Planetário virou alvo de ação judicial devido a dívidas trabalhistas da Cehab. O imóvel foi avaliado em mais de R$ 62 milhões. Uma primeira rodada do leilão já tinha sido realizada na última sexta-feira (30), mas não houve interessados. 

 

Em nota, a Cehab-RJ informou que tomou ciência da decisão judicial suspendendo o leilão.

 

O advogado Rafael Pinaud Freire, que representa cententas de ex-funcionários da companhia, defende que a melhor solução seria o município arrematar o bem para manter o Planetário, já que ele recebeu esse imóvel sem custo, inclusive acumulando dívidas de IPTU. Pinaud reconhece a importância da instituição, mas ressalta que a ação visa ressarcir o direito do trabalhador. 


O Planetário da Cidade do Rio é tombado por meio de decreto municipal e também obteve tombamento estadual provisório.

 

Inaugurado em janeiro de 1970, o espaço disponibiliza ao público, de maneira didática e interativa, conhecimentos de astronomia por meio de experimentos, sessões de cúpula, observações ao telescópio, cursos, palestras, exposições e eventos culturais .

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo