Morre aos 74 anos o ex-deputado federal Sigmaringa Seixas; DF está de luto oficial

01:58 Geral, Notícias 25/12/2018 - 17h32 Brasília Embed

Deogracia Pinto

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, decretou luto oficial, por três dias, pela morte do ex-deputado federal Luiz Carlos Sigmaringa Seixas. Ele, que sofria de leucemia, faleceu nesta terça-feira (25), em São Paulo, aos 74 anos. Deixa a esposa, Marina, e dois filhos. 

 

O ex-deputado chegou a fazer um transplante de medula há alguns dias no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu às complicações do procedimento.

 

O carioca Sigmaringa Seixas tornou-se advogado conhecido e respeitado por atuar em causas humanistas. Defendeu estudantes da Universidade de Brasília e sindicalistas. Ele foi deputado federal constituinte e acabou reeleito por duas vezes. Foi filiado aos partidos PMDB, PSDB e PT.  

 

Em nota, o governador Rollemberg lembrou da atuação de Sigmaringa Seixas como defensor dos direitos humanos, na década de 70. E que ele também lutou pelo direito do brasiliense de votar e eleger seus representantes para o governo e os parlamentos local e federal.

 

Pelo Twitter, o presidente Michel Temer lamentou “imensamente a morte do grande advogado e homem público, Sigmaringa Seixas”. Segundo Temer, o ex-parlamentar era “um lutador pela democracia brasileira”.

 

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Temer disponibilizou um avião da Força Aérea Brasileira para transportar o corpo do advogado, de São Paulo para Brasília, onde será enterrado.

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, divulgou nota em que classifica a atuação do ex-parlamentar como “memorável tanto na defesa dos Direitos Humanos como na dedicação a advocacia”.

 

Pelo Twitter, a presidente do PT, Gleise Hofman, escreveu que, com tristeza ficou sabendo da morte do companheiro, lutador incansável pela justiça e pela democracia no país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique