MPF amplia serviços oferecidos por aplicativo para denúncias e pedidos de informações

01:36 Geral, Notícias 16/12/2018 - 11h46 Brasília Embed

Sumaia Villela

Fazer uma denúncia, enviar provas, solicitar informações processuais e até mesmo registrar irregularidade praticada por um membro do Ministério Público Federal ficou mais fácil. Basta usar um aplicativo de celular. A instituição criou o MPF Serviços, que possui 16 utilidades para o cidadão.

 

Desde 2016 já era possível fazer uma denúncia no aplicativo SAC MPF. A nova ferramenta ampliou esse serviço.
 

É possível, por exemplo, anexar fotos de alta resolução na denúncia, e no próximo ano a previsão é que seja permitido enviar também áudios, vídeos e documentos.

 

O Ministério Público Federal atua em casos de interesse público que envolvam leis federais. Ele pode defender direitos sociais e individuais nos tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal, e na Justiça Federal como um todo, inclusive na esfera eleitoral.

 

O MPF também precisa trabalhar pelo respeito aos princípios democráticos e pela garantia da participação popular.

 

No aplicativo também é possível fazer pedidos com base na Lei de Acesso à Informação, o que significa que o cidadão pode solicitar dados sobre o Ministério Público e seus processos, como o número de denúncias sobre um determinado assunto ou quanto o órgão gasta com benefícios para os procuradores, por exemplo.

 

O MPF Serviços é de graça e por enquanto só pode ser baixado em celulares com o sistema Android, que usam o Google Play.

 

A segunda etapa é lançar o serviço também para usuários de Iphone. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique