Operação no Tocantins fiscaliza produtos natalinos medidos sem a presença do consumidor

02:24 Geral, Notícias 06/12/2018 - 11h37 Brasília Embed

Michelle Moreira

Os produtos natalinos à venda nos comércios estão na mira da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins. Estão nesta lista os itens embalados e medidos sem a presença do consumidor, ou seja, os pré-medidos.

 

A ideia é verificar a pesagem de produtos como panetones, petiscos e vinhos.

 

A Operação Natal acontece de forma aleatória na capital, Palmas, e em Araguaína e conta com o apoio do Inmetro.

 

A primeira ação aconteceu no final de novembro com a visita aos estabelecimentos comerciais.

 

Os fiscais da Metrologia Estadual recolheram produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor; sendo 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais. Vale ressaltar que o fabricante é informado por carta e pode acompanhar a análise, caso tenha interesse.

 

Foram recolhidos 416 objetos em três supermercados da capital e em um estabelecimento de Araguaína.

 

Os testes acontecem nos dias 11 e 12 de dezembro em Palmas. Após finalizar o processo, o fabricante pode retirar os produtos para reembalagem e reinserção no mercado ou podem ser doados para as instituições sociais atendidas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social.

 

De acordo com a Agência de Metrologia, o trabalho é rotineiro, mas neste período se voltam aos produtos natalinos por causa da grande oferta no mercado.

 

Na próxima semana, será a vez de se testar a qualidade das bicicletas infantis, brinquedos e luminárias tipo pisca-piscas.

 

A dica é: caso o consumidor desconfie de irregularidades nos produtos entre em contato com a Agência de Metrologia pelo 162. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 13h. Outra possibilidade é enviar e-mail para ouvidoria@aem.to.gov.br.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.