Ponte Preta vai à Justiça Desportiva contra o Goiás em busca de vaga na Série A do Brasileirão

02:21 Geral, Notícias 07/12/2018 - 08h51 Brasília Embed

Jorge Wamburg

A Ponte Preta vai tentar ganhar na Justiça Desportiva a vaga na série A do Campeonato Brasileiro, que perdeu para o Goiás na última rodada da Série B. Para isso, o clube de Campinas deu entrada, nessa quinta-feira (6), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em uma queixa contra o Goiás por irregularidades no registro do lateral-esquerdo Ernandes.

 

A decisão foi tomada pelo Departamento Jurídico da Ponte, após uma reunião com o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, em que o clube constatou que ele não tomaria a iniciativa de abrir o processo.


Agora, a Ponte vai aguardar a posição da Procuradoria, que deve receber a notícia de infração no início da próxima semana e então decidir se faz a denúncia ou arquiva o caso.

 

A Ponte Preta espera que a denúncia seja levada a julgamento no STJD, pois considera que o Goiás tem responsabilidade pela situação irregular de Ernandes.

 

Segundo a defesa da Ponte Preta, Ernandes seria dois anos mais velho do que mostra seu registro no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, onde consta 1987 como ano do seu nascimento, segundo a certidão que acompanha a documentação.

 

Entretanto, o jogador tem outra certidão com data de nascimento em 1985, registrada num cartório de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. Assim, ele seria um autêntico “gato”, gíria do futebol para o caso de jogador com idade falsificada.

 

Ernandes jogou 31 partidas pelo Goiás na Série B e uma pelo Ceará na Série A, na derrota para o Santos, na primeira rodada.

 

A Ponte Preta terminou a Série B com os mesmos 60 pontos do Goiás, mas o time goiano ficou em quarto lugar e ganhou o acesso à série A por ter maior número de vitórias.

 

Já o Ceará escapou do rebaixamento à Série B nas últimas rodadas da Série A, terminando a competição com 44 pontos, em 15º lugar.

 

Se o STJD entender que Goiás e Ceará devem ser punidos por escalação irregular de Ernandes, o Ceará será rebaixado no lugar do Sport para a Série B e a Ponte Preta subirá para a Série A na vaga do Goiás.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.