Quadrilha que fraudava benefícios do INSS é desarticulada pela Polícia Federal

01:47 Geral, Notícias 06/12/2018 - 15h47 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A Polícia Federal desarticulou nesta quinta-feira (6) a ação de uma quadrilha especializada em fraudar benefícios do INSS.

 

As investigações iniciadas no ano passado levaram à polícia a um grupo que criava pessoas falsas e empresas de fachada para receber aposentadorias e pensões indevidamente.

 

Um dos casos que deu início à investigação foi o de um suposto viúvo que desde 2008 recebia pensão por morte da mulher. Acontece que a mulher em questão nunca existiu, e por consequência, o viúvo era uma farsa.

 

A polícia chegou então a um esquema sofisticado de criação de pessoas fictícias, abertura de empresas de fachada, falsificação de documentos públicos, abertura de contas bancárias e aquisição de financiamentos de veículos em nome de pessoas fictícias, entre diversas outras práticas criminosas.

 

A quadrilha cuidava para que as pessoas físicas e jurídicas criadas pela organização não fossem rastreadas para evitar o caminho até os autores das fraudes.

 

Pelo menos 4 benefícios, no limite de cerca de R$ 5,6 mil foram fraudados. Os prejuízos causados pelo esquema chegam a R$ 2 milhões.

 

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel e Marechal Cândido Rondon no Paraná e em Bombinhas, em Santa Catarina. Também houve o mandado de prisão contra um dos investigados que já era acusado de crime envolvendo moeda falsa.

 

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.