Sobe para seis o número de mortos em atentado em Campinas

Investigação

Publicado em 12/12/2018 - 18:33 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A quinta vítima do tiroteio em Campinas é Heleno Severo Alves, de 84 anos. 

 

Ele morreu  as 13h25 desta quarta (12), no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, 24 horas depois de ter sido atingido por dois dos 20 tiros dados por Euler Grandolpho, na catedral Metropolitana de Campinas.

 

Com isso, chega a seis o número de mortos, incluindo o próprio atirador.

 

Foram mortos Vitor Monteiro, de 39 anos, José Eudes Gonzaga, de 68 anos, Cristofer Gonçalves dos Santos,38, e Elpídio Coutinho.

 

Outras três pessoas ficaram feridas, mas já tiveram alta.

 

Agora, a polícia investiga o que pode ter motivado o técnico de informática e ex-funcionário do Ministério Público de São Paulo a sair da casa onde morava, em Valinhos, a cerca de 10 quilômetros de Campinas, para atirar nas pessoas.

 

Euler morava com o pai.

 

Na casa dele foram apreendidos um computador, notebook, celular e anotações.

 

No celular, a maioria das ligações registradas era para o número da polícia, o 190.

 

Segundo o delegado José Henrique Ventura, Euler tinha um comportamento bastante recluso e mania de perseguição.

 

Ele levou duas armas para a catedral. Um revólver 38 e uma pistola CZ 9 milímetros, de uso exclusivo da polícia federal.

 

Uma das hipóteses dos investigadores é de que ele a arma tenha pertencido a algum atirador desportivo ou colecionador. Mas, até a família se surpreendeu ao saber que ele possuía esse armamento.

 

Em Campinas, foi decretado luto oficial de três dias. Flores são deixadas na entrada da igreja, que ficou lotada na hora da missa solene em homenagem às vítimas do atentado.

 

Em Brasília, onde participou de uma reunião organizada pela OAB, o governador eleito de São Paulo, João Doria, se solidarizou com as famílias das vítimas e disse que o atentado é fruto do desequilíbrio de uma pessoa, e que não exite relação com o debate sobre a liberação do porte de armas.

 

 

 

Últimas notícias
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo