Viva Maria: Acre faz festa para comemorar os 30 anos do legado de Chico Mendes

11:13 Geral, Programetes 14/12/2018 - 11h30 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Direto de Roma, na Itália, Angela Mendes, filha mais velha de Chico Mendes, compartilha notícia em primeira mão!

 

Nossa! A escolha de Papa Francisco para receber o prêmio máximo dos 30 anos do Legado de Chico Mendes não poderia ter sido mais feliz.

 

Agradeço enormemente a Angela Mendes o contato via WhatsApp e aproveito a oportunidade para agradecer também a homenagem que estarei recebendo pela produção e apresentação dos programas que, há tantos anos, eu tenho a honra de fazer aqui nas ondas sonoras da nossa EBC.

 

Destaque para os 25 anos do Natureza Viva, que vai ao ar aos domingos das 8h às 10h e que, desde o ano 2000, é retransmitido pela Voz das Selvas, Rádio Difusora Acreana, que leva nossa voz a todo o estado do Acre.

 

Durante o Encontro Legado de Chico Mendes 30 anos também estaremos lançando, em terras de Galvez, o CD comemorativo das bodas de prata do Natureza Viva, produzido pela EBC, em parceria com a organização não governamental WWF Brasil.

 

Falo da série Somos Amazônia, composta de cinco programetes, que estão também em podcasts de 10 minutos sobre turismo sustentável, cadeias produtivas e até sobre o manejo do pirarucu , o único peixe do mundo que morre afogado. Não é conversa de pescador, não! Palavras de Charles Guimarães, pescador de Feijó, no Acre.

 

Na companhia do pirarucu, ainda hoje, estarei viajando para Xapuri para viver o momento histórico dos 30 anos do legado do Chico. Estou muito feliz de percorrer a trilha de luta de todos os seringueiros e, ainda com eles, plantar, mais uma vez, sementes da seringueira para manter a memória de Chico cada vez mais viva!

 

O encontro, além de celebrar o legado de Chico Mendes, terá como objetivo firmar compromissos para a defesa da Amazônia e dos povos que nela vivem, com a elaboração da Carta de Xapuri. O documento pretende trazer uma agenda de compromissos coletivos para os próximos 30 anos.

 

Importante agradecer o convite do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e do Memorial Chico Mendes que, até a próxima segunda-feira, serão os anfitriões desse importante evento.

 

Na volta, prometo compartilhar as emoções e as experiências que certamente estaremos registrando a partir de Xapuri. A começar pela festa que as alunas e alunos do Núcleo de Estudos da Amazônia da Universidade de Brasília (UnB), estarão fazendo, amanhã, na chegada à cidade berço de Chico Mendes depois de 15 dias de ônibus de Brasília ao Acre. Uma aventura amazônica!

 

Desde outubro, eles se preparam para esse momento sob a batuta da professora Enaile, do Espírito Santo. Confiram a entrevista.

 

O relato das alunas da professora Enaile não deixa dúvidas. Vamos ouvi-las.

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique