Viva Maria: Enfeite a roupa com um laço branco nesta quinta pra lembrar a engenharia do amor

07:55 Geral, Programetes 05/12/2018 - 10h14 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Amanhã (6) é o Dia do Laço Branco. Uma data que integra o calendário da Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O dia foi criado para mobilizar os homens contra a violência.

 

E se você acha que os homens não gostam de usar laços, vale a pena ouvir Tião Simpatia, nosso aliado de todas as horas contra a violência à mulher, nosso querido cantor, compositor e repentista, que traduziu, em versos, a história do Massacre de Montreal, que aconteceu em 6 de dezembro de 1989, quando um homem de 25 anos, Marc Lepine, entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Todas as que morreram eram alunas do curso de engenharia.

 

Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens, aproximadamente 50, se retirassem. Assassinou 14 mulheres e, depois, saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”.

 

Falou em cultura de paz, pensou na amiga psicóloga Lydia Rebouças, ela que é vice-reitora da Universidade da Paz (Unipaz). Seja muito bem-vinda!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique