Ceará transfere 21 detentos para o Rio Grande do Norte; em Fortaleza, medo tira pessoas das ruas

02:17 Geral, Notícias 09/01/2019 - 16h44 Brasília Embed

Dayana Vítor

Vinte detentos do sistema carcerário do Ceará foram transferidos nesta quarta-feira (9) para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Eles ainda podem ser levados para os outros quatro presídios federais.

 

Um primeiro presidiário foi levado na última sexta-feira para um local não divulgado. Segundo o governo do estado, todos os transferidos são membros de facções criminosas cearenses e têm ligação com a onda de violência que ocorre no Ceará há uma semana.

 

O advogado José Pinheiro mora no centro de Fortaleza e conta que a população ainda está com medo de sair às ruas, principalmente os moradores das periferias.

 

Mas o jornalista Oliveira Martins, morador da periferia da capital cearense, disse que, no momento, existe mais pressão dos criminosos, do que perigo real. Ele explica que, em um jogo de futebol entre amigos, na terça-feira (8), houve ameaça, mas nada aconteceu.

 

Desde o dia 2 de janeiro, os cearenses convivem com a violência e o medo nas ruas com ataques contra ônibus, bancos, comércios e prédios públicos. As investigações apontam que as ordens para as ações partem das cadeias estaduais.

 

Para tentar conter os ataques, 413 homens da Força Nacional de Segurança estão patrulhando as ruas do estado, 29 mil policiais cearenses, 100 policiais militares da Bahia e 50 policiais e agentes de inteligência de Santa Catarina, Piauí e Pernambuco estão ajudando. Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, 215 pessoas já foram presas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique