Fazenda no Pará é alvo de ocupação de sem-terras

Sem-Terras

Publicado em 15/01/2019 - 11:27 Por Renata Martins - Brasília

Um grupo ligado à União Nacional Camponesa ocupa desde sexta-feira (11) a Fazenda Novo Mundo, no município de Itupiranga, próximo a Marabá, no Pará.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, a propriedade particular, de médio porte, tem cerca de 3 mil hectares e é produtiva, com criação de gado e plantio de diversas culturas.

 

Na tarde dessa segunda-feira (14), o secretário de Assuntos Fundiários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nabhan Garcia, falou sobre o que ele disse ser a primeira invasão de sem-terras durante o governo Bolsonaro.

 

Sonora: "Foi uma invasão extremamente agressiva, com elementos armados. Os funcionários da fazenda estiveram presos e mantidos em cárcere privado por várias horas. Foram soltos depois. A fazenda continua invadida. Estima-se, pela própria polícia do Pará, que eram 300 pessoas. Acabei de receber uma informação que está chegando mais gente. O proprietário não pode entrar na sua própria propriedade. A sede está invadida.”

 

Nahban afirmou que solicitou empenho das autoridades paraenses.

 

Sonora: “O governador do Estado do Pará e o secretário de Segurança Pública do Pará, diante da situação grave que está ocorrendo, tomarão as medidas cabíveis, com respaldo do poder Judiciário. Obviamente que a polícia, para entrar lá dentro, vai ter uma autorização judicial. Da mesma forma que a reintegração de posse também será feita mediante a liminar de reintegração de posse. Agora, nesse quesito, aí sim, serão identificados os infratores e qualificados e punidos com o rigor da lei. E aqueles que estiverem armados serão preso em flagrante.”

 

O secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura negou que o governo vá paralisar os processos de reforma agrária; mas afirmou que não a fará sob ameças ou pressão.

 

O governo do Pará não retornou nosso pedido de informação. Ainda não conseguimos contato com representantes da União Nacional Camponesa.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo