Governo cria conselho ministerial para supervisionar e dar respostas a desastres

01:28 Geral, Notícias 26/01/2019 - 11h47 Brasília Embed

Sumaia Villela

O governo federal instituiu o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre, que vai ser coordenado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A criação foi publicada no Diário Oficial da União.

 

O colegiado foi criado em função do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, que ocorreu no início da tarde de ontem (25).

 

O conselho vai reunir os ministros da Defesa, da Cidadania, da Saúde, de Minas e Energia, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Regional, dos Direitos Humanos, além do Advogado-Geral da União e do chefe de gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

 

O objetivo é acompanhar e fiscalizar as ações tomadas por causa da tragédia. Dentro do Conselho fica instituído um Comitê de gestão formado por esses ministérios e que vai poder convidar representantes do governo de Brumadinho, de Minas Gerais, Ministério Público e outros órgãos e entidades da sociedade civil, além de pesquisadores.

 

Essas partes convidadas, no entanto, não terão direito a voto nas deliberações do colegiado.

 

O comitê vai funcionar pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos. Quando encerrar as atividades precisará entregar um relatório final que será encaminhado ao ministro da Casa Civil.

 

O presidente Jair Bolsonaro tuitou a respeito do Conselho nesta manhã. Ele sobrevoa a área atingida nesta manhã. Está previsto um pronunciamento à imprensa quando ele retornar ao aeroporto de Belo Horizonte. Da Rádio Nacional em Brasília, Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique