Hemocentro do Amapá lança campanha para estimular doação de sangue

02:08 Geral, Notícias 17/01/2019 - 16h19 Brasília Embed

Renata Martins

Estoques em hemocentros da região norte têm queda por causa das férias e do inverno amazônico.

 

No Amapá cerca de 75 bolsas de sangue são captadas por dia no hemocentro. Em janeiro, as doações chegam a ter uma queda de 20%.

 

O estoque no estado está crítico principalmente dos tipos sanguíneos O negativo, B negativo e A negativo.

 

A chefe de captação do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Marcela Vales, afirma que além da diminuição de doações por causa do período de férias, as chuvas na Amazônia também reduzem a procura das pessoas aos locais de doação.

 

“Ou as pessoas estão de férias, elas estão viajando com as suas família; ou elas ficam presas em casa, retidas, e não conseguem ir aos hemocentros, porque tá chovendo muito. Então esse cenário é muito parecido em quase todos os hemocentros. Por isso, o Hemoap está lançando essa campanha. Além das férias, também soma esse período chuvoso. Então a gente faz esse apelo à população” 

 

E para que o número de doações não caia ainda mais, este mês a Campanha ‘Hemoap não tira férias’ lembra que a solidariedade não pode tirar folga.

 

Marcela Vales explica que a campanha é um estímulo para novos doadores.

 

“Às vezes a pessoa tem essa vontade, mas falta um empurrãozinho de ela ir no hemocentro. Então, quando a gente lança uma campanha dessa é justamente o estímulo que faltava para essa pessoa.”

 

Para agradecer as doações, até 31 de janeiro, o instituto realiza uma série de sorteio de brindes e de cortesias para cinemas e clubes.

 

O horário para as doações é de 7h30 ao meio-dia. O Hemoap fica no bairro Central, em Macapá.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique